O mundial do Corinthians! Uma viagem vitoriosa ao Japão!

Corinthians

Permito-me este texto para comemorar a conquista corinthiana no Japão. Não sou um torcedor exemplar. Confesso que não acompanho muitos jogos, apesar de já ter sido mais ativo nesse ponto. Porém, reconheço a magia de torcer por esse time do povo. Uma tradição que foi passada de geração a geração em minha família. O Pq. São Jorge sempre teve importância em minha vida, até porque meus avôs paternos moraram a vida toda na Zona Leste, no bairro da Penha de França.

Naquela região, a massa alvinegra compõe maioria. Não foram poucas as vezes que comemorei os títulos ao lado de familiares que integram esse “bando de loucos”. Lembro-me que, ainda criança, vibrei com o Brasileiro de 1990, instante em que o “talismã”, Tupanzinho balançou a rede e garantiu aquele título. Meus tios afirmaram que tive o privilégio de vibrar com essa conquista ainda criança, pois, no caso deles, apenas em 1977, com o lendário gol de Basilio, a Zona Leste sorria em razão do Campeonato Paulista, após um “jejum” de 23 anos.

A campanha na última Libertadores justifica a conquista do Mundial neste 16 de dezembro de 2012. O time jogou como nunca! A presença de Cássio no gol foi um dos passos mais importantes nessa caminhada. A manutenção do técnico Tite, corajosa, foi outro grande acerto. Guerrero, Emerson, Jorge Henrique e tantos outros “suaram a camisa” e, após muita vibração, conquistaram o caneco no Japão.

Corinthians é mais do que um time! É quase uma religião! Não há torcedores, há fiéis! Quantas vezes compartilhei sentimentos com familiares e amigos que se abalavam com as derrotas e vibravam com as vitórias. É inexplicável! Ninguém conseguirá formular uma teoria sobre o quê representa ser corinthiano. Basta ver os inúmeros fiéis que foram ao Japão, economizando por longos meses, passando dificuldade e, pior, deixando familiares em condições delicadas. Eu jamais faria isso (confesso!), mas até entendo aqueles que assim fizeram. É quase como economizar para acompanhar uma romaria.

O time do povo promove mais uma alegria! O preto e branco toma conta do Brasil. Torço, assim como torci para o Corinthians, para que o retorno dos jogadores seja marcado pela alegria, jamais pela violência. Peço à massa que respeite o patrimônio público e não transforme a vitória em cenas de depredação do patrimônio público. Aguardemos nossos campeões com o coração repleto de emoção. Deixemos para lá o ódio e as demonstrações de virilidade que apenas transparecem nossa “animalidade”. Curtam o título e tenham orgulho de pertencer a essa massa que fez do estádio no Japão uma extensão do Pacaembu em SP.

Lembrem-se de que esse amor pelo time não nos afasta dos deveres de cidadãos que somos. Saibam que a condição de torcedor é menor do que o exercício da cidadania. Curtam o quanto puderem! Gritem, batuquem, abracem com admiração mais essa conquista!

Seguindo esse itinerário, a Nação Corinthiana não será apenas campeã do mundo, mas também um exemplo de civilidade. Somos milhões de torcedores e devemos nos unir não apenas nos instantes esportivos, mas como integrantes de outra Nação: a brasileira. Utilizem tanta força e energia para fazer de nosso Brasil um país melhor. Lutem, com a mesma garra, pela correção dos desmandos em face da coisa pública, demonstrando conhecimento e jamais se deixando levar pelo “pão e circo”.

Parabéns, Nação Corinthiana! Vai Corinthians! Sucesso e paz a todos!

Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Advogado, Professor Universitário, Doutorando e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura, Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Presidente da Comissão de Direito Econômico da 93ª Subseção da OAB/SP – Pinheiros, associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM e à Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação – ANDHEP, autor de livros e artigos jurídicos, mantenedor do site http://www.cidadaniadireitoejustica.wordpress.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: