A habilidade política de Aécio Neves fomenta sua candidatura

Aécio neves IA campanha do candidato da oposição Aécio Neves cresce a cada semana. A insatisfação com o governo federal e com constantes medidas que afetam a economia e, sobretudo, o regime democrático, são parte desse sucesso. Mas não é apenas a insatisfação que fomenta a campanha do senador mineiro. Há, ainda, a inegável capacidade de Aécio de montar equipes sólidas e competentes, capacidade essa que lhe garantiu 92% de aprovação ao deixar o governo de Minas Gerais.

A trajetória política de Aécio Neves é bastante conhecida e reconhecida. Quando foi Presidente da Câmara dos Deputados soube conduzir com maestria a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não vê inimigos na política como muitos indivíduos que simplesmente rechaçam ideias de partidos por serem “do outro”. O tom que move a conduta de Aécio é dado pela articulação que permite a realização de projetos positivos à Nação. Ele não se nega a discutir com quem quer que seja e, no bom estilo da política mineira, tradição que traz em sua genética, busca o diálogo como forma de encontrar sinergia de todos em prol do interesse público.

Quando ouvimos que a política é “a arte do possível”, devemos encarar essa afirmação como sendo a precisa demonstração de que nada se constrói de maneira isolada. Ao contrário, a capacidade do bom político está em lidar com as diferenças. Por isso o governo Dilma enfrenta tanta dificuldade. Afinal, além de tentar dividir a Nação entre “ricos e pobres”, entre “nós e eles”, Dilma é uma política claramente inábil. Sua governabilidade vai sendo minada na exata medida em que ela não se dispõe a aceitar críticas e a negociar soluções para os problemas nacionais. A farsa da “gerente de Lula”, na qual até mesmo eu acreditei “em parte”, está superada.

O candidato mineiro tem a diplomacia como essência. Está aberto a ouvir todos os interessados em realizar um país melhor. Prestigia a competência na escolha de sua equipe e não a “camaradagem” que dá o tom do aparelhamento promovido ao longo dos governos do PT. Jamais colocará para gerir áreas estratégicas pessoas que nada ou muito pouco sabem sobre as questões com as quais trabalharão. Quando governador de Minas Gerais, além de fazer corte nos gastos públicos com cargos em comissão – aqueles decorrentes de mera indicação e não de concurso público – poupou os cofres estaduais através de medidas austeras sem negligenciar as demandas sociais. Prestigiou a chamada meritocracia, a fim de estimular a eficiência na gestão pública.

Aécio, uma vez mais, demonstra que sabe escolher gente com preparo para conduzir sua campanha e traçar os projetos fundamentais de um Brasil melhor. O primeiro nome que merece destaque é o de Antonio Anastasia. Político e jurista competente, Anastasia comanda a campanha de Aécio.

A equipe econômica, como mencionei outrora, é composta de nomes conhecidos da população. Há o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e boa parte dos homens responsáveis por delinear o plano real. Nesse quesito, Aécio age com a cautela necessária, pois constrói uma equipe para salvar a economia nacional tão negligenciada por Guido Mantega e a famigerada prática populista.

Para tratar das questões atinentes à sustentabilidade no campo ambiental, Aécio chamou Fábio Feldman, conhecido ambientalista que se dedica há décadas a essa área. Para tratar do futuro do país, da juventude, está na equipe José Junior, líder do movimento Afro Reggae que tem ajudado milhares de jovens em comunidades carentes pelo Brasil. Nas políticas públicas, Carminha Brant, assistente social com reconhecimento internacional, elaborará o plano de Aécio.

A segurança pública, tema crucial no debate político atual, ficará a cargo de Cláudio Beato, professor e sociólogo da UFMG, tendo participado de programas em organismos internacionais. Para a educação foi escolhida Maria Helena Guimarães de Castro, socióloga e mestre em Ciência Política pela UNICAMP. Por fim, no campo da cultura, o professor, poeta, cronista, jornalista e administrador cultural, Affonso Romano de Sant’Anna exercerá função crucial ao desenvolvimento de um programa que dissemine e democratize a cultura no Brasil.

As virtudes de Aécio Neves e a clara demonstração de seu compromisso com o Brasil a partir da formação de equipe de tamanha envergadura nos confere a certeza de que a candidatura da oposição, ao menos a do senador mineiro, está em boas mãos. Percebemos que os escolhidos têm competência e histórico admirável nas áreas às quais foram designados.

É por esses aspectos que Aécio deve ser o nome da mudança na política atual, a fim de que a democracia seja resgatada, com equilíbrio econômico e controle inflacionário, com atenção às questões ambientais e, sobretudo, com a valorização da educação, da cultura e da juventude. Não há dúvida que ao longo do tempo novos nomes surgirão. De igual modo, há a certeza de que o senador mineiro não errará nessas escolhas.

Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Advogado, Professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Faculdade de Direito da Universidade Paulista, Doutorando e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura, Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Presidente da Comissão de Direito Econômico da 93ª Subseção da OAB/SP – Pinheiros, associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM e à Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação – ANDHEP, autor de livros e artigos jurídicos, mantenedor do site http://www.cidadaniadireitoejustica.wordpress.com.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: