Os ensinamentos do Dr. Hélio Bicudo

Dr Helio.jpgDr. Hélio Bicudo é dos brasileiros mais ilustres de nosso país. Pessoa com absoluta coerência, formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, tendo integrado o Ministério Público Estadual, é bravo defensor do Estado Democrático de Direito. Lutou contra a ditadura e foi responsável pela condenação de boa parte daqueles que integravam o esquadrão da morte durante o regime militar. Fundador do Partido dos Trabalhadores, teve a decência que falta a muitos dos atuais filiados. Deixou a sigla quando notou que o PT à frente do Poder Executivo Federal tornou-se o partido responsável por um tenebroso projeto de poder, contrário à Nação.

Quem teve oportunidade de conversar com o Dr. Hélio Bicudo consegue notar que o que o fez deixar o PT foi, acima de tudo, sua real convicção em prol da democracia. Dr. Hélio não aceitou a desfaçatez – a cara de pau – do PT. Não admitiu permanecer em um partido que não buscava o interesse público, mas sim os interesses de seus membros. Dr. Hélio Bicudo não pestanejou ao notar que Lula não era aquilo que parecia ser na fundação do partido. Notou a mudança nos rumos do partido e não temeu abandoná-lo, pois seu objetivo jamais foi o poder. Sempre acreditou em um projeto de país, justo, livre, solidário e, acima de tudo, democrático. Esses valores se mostraram incompatíveis em face das ambições lulopetistas que pretendem colocar os “companheiros” acima das leis de nosso país.

Hoje (13.03.2016) estive todo tempo ao lado do Dr. Hélio Bicudo. Minutos antes de seguir ao caminhão do “Vem Pra Rua”, afirmei ao Dr. Hélio que seu exemplo era único e que serve para mover toda a Nação. Ele, dotado de humildade singular, respondeu-me: “Ah, se eu tivesse 17 anos!”. O que Dr. Hélio Bicudo ignorou ao abrir-se de tal modo é que ele jamais envelheceu. É dono de energia e coerência únicas, que faltam a muitos indivíduos. Afinal, enquanto vários grandes nomes da política e do direito brasileiros se acanham em face das manifestações sociais, Dr. Hélio prossegue como protagonista.

Após seu espetacular discurso no caminhão do “Vem Pra Rua”, acompanhei-o enquanto deixava a região da Av. Paulista. Notei a admiração que lhe destinam milhares de brasileiros. Não hesitei! Dei início à aclamação de seu nome! Em segundos, todos que o viam passar gritavam: “Hélio Bicudo, Hélio Bicudo, Hélio Bicudo”! Com a mesma humildade, esse brasileiro agradeceu o carinho e a admiração dos cidadãos. Ao final, quando dele me despedi, Dr. Hélio afirmou que ele agradece a oportunidade de participar desse movimento cívico.

Enquanto muitos jovens preferem chamar Lula de herói, há milhares que não se encontram cegos por ideologias antidemocráticas e que oferecem suas mais sinceras energias para aclamar um dos maiores heróis que este país já teve. Felizmente, Dr. Hélio Bicudo teve coragem e energia para dar uma lição de civismo aos mais jovens e uma clara demonstração de coerência a todos aqueles que preferem se calar na condição de caciques partidários.

Dr. Hélio Bicudo, seu exemplo ilumina e iluminará gerações deste nosso Brasil! Parabéns! Receba minha sincera estima e minha enorme admiração!

Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Advogado, Professor da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), da Faculdade de Direito da Universidade Paulista e de programas de pós-graduação em instituições de  ensino superior, Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura, Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Presidente da Comissão de Direito Econômico da 93ª Subseção da OAB/SP – Pinheiros, mantenedor do site http://www.cidadaniadireitoejustica.wordpress.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: