Russomanno e Marina Silva: algo em comum?

russomanno-e-marina-silvaPode parecer inadequada uma comparação entre Celso Russomanno e Marina Silva. De fato, não há como fazer essa comparação da perspectiva ideológica. Marina Silva está bem mais à esquerda e jamais deixará de pregar boa parte daquilo que seu antigo partido, o PT, um dia pregou. Aliás, a REDE, da qual Marina Silva é “porta voz” nacional, pretende apresentar-se como uma releitura do PT em sua origem. Russomanno, por seu turno, é bem mais próximo da linha malufista que, por muitos anos, garantiu-lhe milhares de votos.

Da perspectiva partidária, contudo, Russomanno tem algo a ver com Marina Silva. Afinal, o PRB do candidato a prefeito na cidade de São Paulo é a materialização de uma candidatura da ala evangélica. Russomanno está filiado a um partido que tem claras relações com a Igreja Universal. Tanto que o pastor Marcelo Crivella é candidato a prefeito no Rio de Janeiro por essa mesma sigla. Marina Silva, apesar de pertencer a um partido que se pretende progressista, não esconde, nem deveria, sua vinculação aos evangélicos.

Mas o que realmente há em comum entre Russomanno e Marina Silva diz respeito ao capital político que construíram e à incapacidade de tornarem esse capital uma real vantagem para a vitória nas urnas. Se nos lembrarmos da eleição presidencial de 2014, lembraremos que Marina Silva se manteve em segundo lugar nas pesquisas por um longo período. Na reta final, contudo, foi ultrapassada por Aécio Neves. Russomanno está em primeiro nas pesquisas em SP, mas já apresenta fragilidade substancial em sua candidatura. A cada nova pesquisa Marta Suplicy e, especialmente, João Doria se aproximam de Russomanno.

A real semelhança entre Marina e Russomanno está nessa característica. Ambos partem com boas chances, mas não demonstram sustentação ao longo da campanha. O despreparo que atinge os dois é evidente. Não se equivocam nas mesmas pautas, mas se equivocam igualmente. Marina foi alvo de inúmeros ataques. Alguns indevidos, outros pertinentes. Russomanno nem começou a ser atacado e suas manifestações já lhe custam caro. Até aqui, o referido candidato foi vítima de si mesmo.

Tivemos oportunidade de publicar textos nos quais afirmamos que não acreditamos na manutenção da liderança em SP por parte de Celso Russomanno. Considerado como pessoa, Russomanno e suas atividades, empresariais e televisivas, podem ser amplamente questionadas. Além disso, sua candidatura não mostra a necessária sustentação partidária. Há pouco tempo de rádio e TV e boa parte desse tempo é gasto de maneira bastante infeliz. Recentemente, Russomanno se posicionou contrariamente ao Uber. Isso pode ter agradado o nicho dos taxistas que sempre aderiu em peso às campanhas de seu criador Paulo Maluf, mas é bastante contrário a tudo aquilo que a maioria dos paulistanos espera de um prefeito.

A favor de Russomanno temos o curto período eleitoral. Há menos de um mês para o primeiro turno. Muitos podem achar que Russomanno já está no segundo turno. Todavia, o caso Marina Silva parece demonstrar que nada está garantido até a apuração dos votos. João Doria continuará crescendo. Marta Suplicy também deve prosseguir nesse movimento de crescimento.

Tendo em vista os incríveis 11% conquistados por João Doria desde o início da campanha, totalizando mais de 15% das intenções de voto, promovendo empate técnico com Marta Suplicy, é bastante provável que o percentual de Russomanno continue derretendo. Além disso, os constantes equívocos, o despreparo e a conhecida insegurança do candidato do PRB não militam a favor da manutenção da liderança que ainda ostenta nas pesquisas. A ampla coligação de João Doria tende a ser determinante, tanto na campanha quanto em eventual mandato. Marta Suplicy, apesar de coligada apenas com o PSD de Kassab, também apresenta boa “envergadura” para prosseguir para o segundo turno.

Se Russomanno estivesse em segundo, certamente estaria fora da segunda faze da eleição. Porém, mesmo em primeiro, não deve conseguir manter tal posição. A eleição municipal em SP deve repetir aquilo que vimos no pleito presidencial. Russomanno cairá até o dia da eleição e, provavelmente, quando os votos forem apurados, amargará a terceira posição.

Um segundo turno entre Marta Suplicy e João Doria é aquilo que pode acontecer de melhor aos paulistanos. A liderança de Russomanno reside na ampla exposição que ele tem em programas populares. Contudo, seu despreparo é evidente e constrangedor para qualquer cidadão mediano. Ficou fora do segundo turno em 2012 e, para o bem da cidade de SP, há de ficar fora em 2016. Sabemos que política é o reino do imponderável. Mas algumas avaliações são sempre viáveis. Sendo assim, se as coisas prosseguirem como estão, o segundo turno deverá contar com Marta Suplicy e João Doria. SP tem muito a ganhar afastando a possibilidade de Russomanno se tornar prefeito dessa importante metrópole.

Daqui para frente, Russomanno será bem mais questionado nos debates e nos programas eleitorais. Sabemos que ele não integra aquela ala de políticos que consegue se sair bem de situações como essa. Mais uma vez, assim como Marina Silva, Russomanno deve nadar muito e morrer na praia. Vamos aguardar os próximos capítulos da eleição municipal em SP.

Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Advogado, Professor da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), da Faculdade de Direito da Universidade Paulista e de programas de pós-graduação em instituições de ensino superior, Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura, Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Presidente da Comissão de Direito Econômico da 93ª Subseção da OAB/SP – Pinheiros, mantenedor do site http://www.cidadaniadireitoejustica.wordpress.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: